Regulamento / Categorias


 REGULAMENTO CIRCUITO DESAFIO DESBRAVADORES 2014

I - As provas
Serão disputadas no sistema maratona ou XCM (mountain bike de longa distancia). As categorias Pró e Sport poderão largar juntas ou separadamente conforme programação de cada etapa. O alinhamento dentro de cada bateria será aleatório, com exceção da categoria Elite Masculina e Feminina que alinharão na primeira fila. A partir da segunda etapa, os 15 primeiros na Geral da Pró, terão prioridade no alinhamento na primeira fila, assim como os líderes de cada categoria por faixa etária.

Poderão haver eventos "extras" onde a pontuação será estipulada pela organização.

II - Pontuação  nas etapas:

1º lugar: 120 pontos 
2º lugar: 100 pontos 
3º lugar: 90 pontos 
4º lugar: 70 pontos 
5º lugar: 60 pontos 
6º lugar: 50 pontos 
7º lugar: 40 pontos 
8º lugar: 30 pontos 
9º lugar: 20 pontos 
10º lugar: 10 ponto


III - Placas Numéricas:
Todo atleta que se inscrever na prova receberá uma placa com numeral de identificação e cor diferente entre as categorias Sport, Pró.

IV - Roteiro da Prova:
O roteiro de prova passará por todo o tipo de via, como estradas de terra, trilhas naturais, propriedades particulares e estradas pavimentadas, exigindo total atenção dos atletas prevalecendo as leis de trânsito quando em vias públicas.
A organização da desafio poderá alterar o percurso da prova, sem aviso prévio, por questões de segurança ou de força maior.
Teremos dois níveis de percurso: um percurso mais técnico e longo para os atletas inscritos na Categoria Pró, e um percurso sem muita exigência técnica e mais curto, porém com exigência física os atletas das Categorias Sport.
  

 V - Inscrições:
Cada inscrição dá direito a um kit com placa com o numeral de identificação, brindes dos patrocinadores, seguro de vida e acidentes, frutas, prêmios, hidratação etc. Para realizar a inscrição o atleta deverá acessar o site da prova. O Desafio Desbravadores não devolve o valor das inscrições já pagas.
Transferências devem ser feitas ao longo do mesmo ano e sempre para o mesmo atleta, respeitando os prazos informados pela Organização. Elas devem ser solicitadas até 7 dias antes da realização da etapa na qual o atleta está inscrito através do email desafiodesbravadores@gmail.com.  Não transferimos inscrições após esse prazo.

VI - Percursos e Categorias:

O Desafio está dividido em dois percursos:

1) Pró: percurso com médio/alto nível de dificuldade  técnica e alto nível de exigência física. Geralmente os percursos variam de 50 a 70 Km, com altimetria desafiadora, ideal para bikers que gostam de trilhas técnicas (singles) e fortes desafios. Para este percurso, o Desafio Desbravadores  disponibiliza as seguintes categorias:

O interessado deverá se inscrever na  faixa etária correspondente à idade que o mesmo terá no ano vigente do Circuito.

Categorias Pró:

ESTREANTE (PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO)
ELITE MASCULINO: IDADE LIVRE (MAIORES DE 15 ANOS)
FEMININO OPEN: IDADE LIVRE (MAIORES DE 15 ANOS)
FEMININO MASTER: 40 ANOS ACIMA 
JUNIOR: 17 A 18 ANOS (NASC. EM 1997 A 1996)
SUB 23: 19 A 22 ANOS (NASC 1995 A 1992)
SUB-30: 23 A 29 ANOS (NASC. EM 1991 A 1985)
MASTER 30 A 34 ANOS (NASC. EM 1984 A 1980)
MASTER 35 A 39 ANOS (NASC. EM 1979 A 1975)
MASTER 40 A 44 ANOS (NASC. EM 1974 A 1970)
MASTER 45 A 49 ANOS (NASC. EM 1969 A 1965)
MASTER 50 A 59 ANOS (NASC. EM 1964 A 1955)
VETERANO: 60 ANOS ACIMA (NASC. 1954 E ANOS ANTERIORES)

2) Sport: percurso com nível de dificuldade ideal para interessados que já estejam acostumados a pedalar em estradas de terra, e que desejam alcançar níveis mais elevados de desafios. Procuramos definir circuitos caracterizados por estradões e trilhas com dificuldade mais física do que técnica. Como nossas provas são feitas em cidades que possuem uma geografia mais desafiadora, o circuito Sport eleva o nível dos competidores. Dentro deste percurso, o Desafio Desbravadores disponibiliza as seguintes Categorias:

Categorias Sport:

ESTREANTE (PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO)
ELITE MASCULINO: IDADE LIVRE (MAIORES DE 18 ANOS)
ELITE FEMININO: IDADE LIVRE (MAIORES DE 18 ANOS)
JUNIOR: 17 A 18 ANOS (NASC. EM 1997 A 1996)
SUB 23: 19 A 22 ANOS (NASC 1995 A 1992)
SUB-30: 23 A 29 ANOS (NASC. EM 1991 A 1985)
MASTER 30 A 34 ANOS (NASC. EM 1984 A 1980)
MASTER 35 A 39 ANOS (NASC. EM 1979 A 1975)
MASTER 40 A 44 ANOS (NASC. EM 1974 A 1970)
MASTER 45 A 49 ANOS (NASC. EM 1969 A 1965)
MASTER 50 A 59 ANOS (NASC. EM 1964 A 1955)
VETERANO: 60 ANOS ACIMA (NASC. 1954 E ANOS ANTERIORES)

VII - Premiação dos vencedores
Somente o Atleta vencedor poderá subir ao pódio para receber seu troféu e premiações. Caso ele não esteja presente, perde automaticamente o direito às mesmas. A Organização não entregará nenhum prêmio a terceiros. Os prêmios em dinheiro e produtos dos patrocinadores não serão entregues após  a cerimônia.

VIII - A divulgação dos resultados de cada etapa será anunciada após o término da mesma. A classificação do campeonato será divulgada no site oficial do evento.

IX - Mudança de Categoria
O atleta que iniciar sua participação em uma categoria e, ao longo do campeonato,  decidir trocar para outra, perderá os pontos anteriores.

X - Alimentação e apoio:
Os apoios das equipes aos seus atletas poderão ser realizados apenas nas áreas indicadas pela Organização do Desafio Desbravadores em  cada etapa. Essa informação será dada nos respectivos briefings eletrônicos de cada etapa.  Atletas que receberem apoio fora dessas áreas serão automaticamente desclassificados.

XI - Segurança:
Em caso de emergência, avisar outros participantes ou o apoio mais próximo para que o resgate seja acionado.
Lembramos que devido ao difícil acesso de alguns trechos do circuito, a equipe de resgate do evento utilizará dos meios de transporte disponíveis, os quais possuem limitações quanto à velocidade e progressão.
Nos trechos mais perigosos dos percursos a Organização deixará placas de sinalização e Staff indicando para a diminuição da velocidade e cuidado com o terreno. O atleta deverá atender às sinalizações durante toda a prova e respeitar os avisos do Staff.
Em caso do Atleta  desrespeitar as orientações, colocando em risco sua integridade física e de outros competidores,  a Organização poderá penalizá-lo com a desclassificação ou outras medidas cabíveis.
Atletas que não estiverem oficialmente inscritos no evento  não terão direito a nenhuma estrutura oferecida pelo Desafio Desbravadores (hidratação,  socorro médico e outros serviços). Caso esses atletas causem qualquer transtorno durante a prova, ou coloquem em risco a vida dos competidores, a Organização tomará as medidas jurídicas cabíveis.

XII - Cortes:
Por motivos de segurança, e para que o Desafio Desbravadores possa dar auxílio e atendimento de qualidade a todos os competidores, a organização estabelecerá horários de corte, encerrando os trabalhos dos fiscais de acordo com a programação de cada etapa. Os bikers que ainda estiverem no percurso deverão obrigatoriamente seguir as instruções dos fiscais e/ ou serem conduzidos até a chegada pelos veículos da organização.
Os atletas que se recusarem a seguir as instruções dos Staffs e horários de corte estarão automaticamente desobrigando o Desafio Desbravadores a prestar qualquer tipo de assistência.

XIII - Equipamentos:
É obrigatório o uso de bicicletas aro 26, 27,5 e 29 tipo Mountain Bike, óculos, capacete e luvas. Participantes que desobedecerem a essa recomendação serão desclassificados e perderão a pontuação do campeonato.
Não será permitida a troca de bicicleta durante a prova, os atletas somente poderão receber apoio nas áreas demarcadas pela Organização.

XIV - Cancelamento da prova:
Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (morte, acidente, condições meteorológicas, etc), os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de indenização que não seja a devolução da taxa de inscrição.

XV - Responsabilidades:
Ao enviar o formulário de inscrição, o inscrito estará participando espontaneamente, e afirma que leu e está de acordo com o regulamento. Está ciente de que esta competição é um esporte de risco. Atesta que está clinicamente em condições e devidamente treinado. Concorda em observar qualquer decisão oficial da corrida relativa à possibilidade de terminá-la seguramente. Assume todos os riscos em disputar o circuito, inclusive os relativos a quedas, contatos com outros participantes, assalto, efeitos do clima, incluindo alto calor e/ou umidade, condições do circuito e do tráfego. Tendo em lista esta renúncia de direitos e conhecendo todos estes fatos já citados, aceita a inscrição e isenta os organizadores, todos seus patrocinadores, apoiadores, seus representantes ou sucessores de todas as reclamações ou responsabilidades. Concede permissão à organização, para que utilize sua imagem em fotos, filmes, gravações, etc. para divulgação que mostre a sua participação.

 XVI - Regras Gerais e Punições:

O participante poderá ser desclassificado sem aviso prévio pela Organização caso:
·         Seja flagrado jogando  lixo de qualquer espécie na mata ou em áreas públicas.
·         Receba qualquer ajuda fora da área de apoio delimitada pela Organização;
·         Seja resgatado durante a prova;
·         Nas categorias duplas não será permitido o uso de reboques entre os competidores (cordas, correntes, etc). As duplas que burlarem esta regra serão automaticamente desclassificadas.
·         Passe informações incorretas / falsas no preenchimento da inscrição.
·         Complete a prova sem o número de identificação (salvo por queda).
·         Realize manobras ou atitudes desleais contra outros ciclistas.
·         Troque de bicicleta ou ciclista.
·         Corte caminho ou não passe por caminho demarcado pela Organização.
·         Pegue carona durante a prova.
·         Tumultue o trabalho da organização antes, durante ou após a prova e na apuração dos resultados.
·         Desrespeite qualquer membro da organização.
·         Os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora da prova.
·         Caso a Equipe Médica e Staff do Desafio Desbravadores constate que um competidor utilizou medicamentos classificados pela Confederação Brasileira de Ciclismo como dopping,  ou qualquer droga/medicamento  que coloque em risco a sua saúde, ele automaticamente será banido de qualquer competição organizada pelo Desafio Desbravadores

Outras Considerações
A organização não se responsabiliza por objetos dos atletas esquecidos e/ou deixados sob a responsabilidade dos fiscais ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento.
Não será devolvido em hipótese alguma o valor pago pela inscrição. Só serão transferidas inscrições para a etapa seguinte dentro  da mesma temporada somente nos casos em que o interessado tenha comunicado a organização 7 dias antes da etapa corrente.

A partir da 4ª Etapa de 2014, o Desafio Desbravadores fará uma triagem dos atletas inscritos e que apresentam quadros clínicos considerados de risco pela equipe médica da organização. Os mesmos serão contatados por email e deverão trazer um atestado médico que o libere para fazer as provas organizadas pelo circuito. Sem essa autorização, esses atletas não poderão largar.

Chegada:
A chegada oficial será no pórtico, divulgado pela organização horas antes da largada.

Termo de responsabilidade:
Todos os participantes ao se inscreverem pelo sistema online do Desafio Desbravadores  estarão automaticamente concordando com todas as regras acima.

XVII - Seguro:
Todos os participantes estarão cobertos por seguro de vida e acidentes durante a competição, desde que informem corretamente seus dados pessoais no formulário on line. O Desafio Desbravadores não se responsabiliza por informações incorretas preenchidas pelo participante no ato da inscrição.

Dúvidas:

desafiodesbravadores@gmail.com

3 comentários:

  1. Pena que a de joaçaba não vai seguir este regulamento, mas nas proximas etapas estou dentro.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano,

      O evento de Joaçaba não está no padrão por motivos técnicos, porém, após a divulgação dos resultados faremos a classificação por idade nos padrões Desafio Desbravadores.

      Fique tranquilo!

      Att.

      Organização

      Excluir
  2. Comecem a pensar na categoria juvenil, muitos garotos como eu estão querendo participar das provas.

    ResponderExcluir